
4 dicas de logística para seu e-commerce ser mais eficiente
O segmento de e-commerce cresce cada vez mais, independentemente do setor e do tamanho da sua empresa. E com essa expansão surgem novos desafios. Talvez, o principal está ligado à logística. Um erro pode ser fatal para o negócio. Diante disso, a gente preparou cinco dicas que podem deixar muito mais eficiente seu comércio eletrônico.
1 – Armazenagem e separação do produto
É necessário ser analisada com muito cuidado. Produtos eletrônicos delicados, por exemplo, necessitam de cuidados especiais, como proteção de umidade e altas temperaturas. Além disso, é importante focar na organização por setores, com boa visualização dos produtos e especificações.
No caso da separação do produto, um processo customizado é essencial para não haver confusões na hora de montar o pedido do cliente, o que pode acontecer sem as devidas indicações de tamanho, modelo, cor ou qualquer outra especificação. Por isso, esse processo deve acontecer por onda e por seção.
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2 – Embalagem
Para muitos, pode parecer simples. No entanto, um pequeno deslize na embalagem do produto pode danificá-lo, causando problemas tanto para o cliente, quanto para o e-commerce. Assim, sua empresa deve ter um processo de embalagem exclusiva para cada tipo de produto, com as proteções necessárias para que chegue em perfeito estado até o cliente
3 – Transporte
Nesse item, sua empresa pode encontrar inúmeros obstáculos, como problemas de mobilidade e infraestrutura do sistema de transporte. Em segundo lugar, vem a possibilidade de roubo, o que pode gerar grandes custos para proteger as cargas. O rastreamento e a escolta das cargas são os principais processos para evitar possíveis problemas de segurança. Se você optar pela contratação de fornecedores, invista em empresas com know-how.
A iGO, por exemplo, chega com algo inovador para o mercado. Consegue, por meio de sua plataforma, unir pequenas estruturas de coletas e entregas a trechos longos de transferência interestaduais, mantendo amplo controle sobre todos os trechos de entregas de médias e longas distâncias.
4 – Logística reversa
No caso de devolução ou troca da mercadoria, a logística reversa precisa ser ágil. É neste momento que muitos e-commerces encontram dificuldades. Quando o produto chega ao centro de distribuição, é necessária a conferência para então seguir para a troca ou reembolso do cliente. Durante todo o processo, quanto mais rápido, melhor. Para isso, é necessário que o processo seja automatizado.
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