5 dicas sobre como solucionar os problemas de logística de sua empresa
Pense no seguinte: você, empresário, trabalha muito para oferecer um produto de qualidade ao mercado por meio de um e-commerce. E sabe que não pode falhar com seu consumidor, que acreditou na sua marca. Nesse momento, a operação logística é um ponto muito crítico da cadeia de criação de valor da sua empresa e deve ser muito bem administrada. Uma falha pode ser fatal para sua reputação.
A iGO é especialista no mercado de logística de pequenas e médias empresas e sabe muito bem o que pode significar um erro durante todo o processo. Por isso, apresentaremos 5 dicas sobre como solucionar os problemas logísticos de sua empresa.
- Monitore seu estoque
O estoque pode ser um problema às empresas, independentemente do seu tamanho. Recomenda-se trabalhar com o estoque mínimo. Produtos sem giro causam prejuízo e podem ficar obsoletos. Por isso, é preciso saber o momento exato de comprar novos produtos, mantendo o estoque em equilíbrio. Outra importante dica: use um software com a funcionalidade de controle de estoque para deixar todas as movimentações registradas.
Por outro lado, nem pense em ficar sem o produto no seu estoque. Quando um cliente acessa seu e-commerce em busca de algo, significa que ele já passou por todo o funil de vendas: foi atraído, considerou seu negócio como a melhor opção, e, finalmente, decidiu pela compra.
Mas, por alguma razão, seu produto não está em estoque. Esse consumidor sairá do seu e-commerce muito frustrado e, sem pensar duas vezes, entrará no site da concorrência. Ou seja, esse erro gera a perda de venda.
- Evite atrasos na entrega
A entrega de determinado item, dentro do limite de prazo previsto, é encarada como um padrão de qualidade no atendimento. Além disso, motiva o cliente à fidelização. Nesse contexto, os atrasos nas entregas geram justamente a perda dessa credibilidade. Afinal, quem paga quer receber o produto antes mesmo do final de tal prazo.
Esse tipo de falha (atraso na entrega) ocorre por uma série de motivos, como à falta de visibilidade sobre o andamento dos processos das transportadoras. Recomenda-se manter uma boa relação com os fornecedores com quem trabalha. Verifique se eles têm cumprido prazos, a flexibilidade e outros fatores que podem atrapalhar sua entrega.
- Não tenha problemas com a qualidade de entrega
Não é só o atraso na entrega que pode colocar um ponto final no relacionamento com seu consumidor. A qualidade do envio do produto também pode gerar uma enxurrada de reclamações. Por isso, é necessário escolher embalagens que atendam às necessidades de cada produto. Afinal de contas, a encomenda pode passar por situações que danificam.
Desta maneira, opte por materiais que irão proteger os produtos contra possíveis problemas. Saiba como sua empresa pode melhorar a qualidade e o tempo de entrega de suas encomendas com a iGO.
- Invista no rastreamento das encomendas
O rastreamento das encomendas é um serviço importante para os dois lados do processo: para o cliente, que tem a possibilidade de acompanhar a encomenda em tempo real, e para a empresa, que pode se prevenir de uma série de problemas que acontecem nessa etapa. Ao não acompanhar as entregas, as empresas expõem uma fraqueza a seus clientes: a de não conseguir localizar seus produtos.
Para evitar esses percalços no setor logístico, a iGO oferece ao mercado sua plataforma de entregas, que disponibiliza as informações em tempo real aos seus clientes e assegura que as informações estão corretas. Por meio da rastreabilidade em tempo real, a iGO consegue integrar todos os seus parceiros no Brasil, eliminando, assim, a necessidade de intervenção humana na atualização das informações e a, consequente, possibilidade de erros. Entenda como a tecnologia pode fazer a diferença na logística de sua empresa.
- Faça parcerias com bons fornecedores
É uma das etapas mais importantes para quem busca melhorar a logística da empresa. Fornecedores que não entregam as mercadorias dentro do prazo acabam prejudicando a empresa, que fica sem mercadorias suficientes para atender a demanda dos clientes. Cenários assim reduzem consideravelmente a experiência positiva entre marca x consumidor, gerando não só insatisfações, mas também custos decorrentes de logística reversa e de novos envios.
Na iGO, uma plataforma logística digital e de serviços para a execução e gestão de entregas de encomendas porta-a-porta para todas as regiões do Brasil, sua empresa vai economizar na logística. A particularidade de carga pequena e extremamente fracionada fez a iGO repensar a maneira de integrar diversos parceiros e modais ao longo de todo o país.
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