fbpx
Qual a importância da logística reversa para sua empresa?
admin

Qual a importância da logística reversa para sua empresa?

Seu cliente acreditou em seu pequeno e-commerce, adquiriu um produto, mas, por alguma razão, o produto esperado chegou errado ou com uma embalagem toda danificada. E mais: algum cliente, simplesmente, decidiu trocar a mercadoria. Esse, certamente, não é um cenário desejado por qualquer empresário. Mesmo assim, sua empresa deve estar preparada para esse tipo de percalço. Nesse momento, entra em ação a logística reversa, que é um dos maiores desafios operacionais no mercado virtual.

O que é logística reversa?

Até pouco tempo atrás, a casa do consumidor era o último elo de uma logística complexa, sendo o comerciante, juntamente com o operador logístico, responsáveis pela entrega adequada do produto desejado na casa do cliente. No entanto, a dinâmica do comércio eletrônico apresentou um novo componente importante nessa cadeia: o caminho inverso. Agora da casa do cliente o produto também retorna para o lojista. Todo esse processo de retorno do produto recebeu o nome de logística reversa.

A logística reversa vai além do ato de retornar o produto da casa do consumidor novamente para o lojista. Todo o processo desde que o cliente solicita a troca ou retorno para o vendedor, passando pelo preparo interno da empresa em resposta à demanda – checagem no estoque e envio de um novo item em caso de troca, por exemplo – até o parecer sobre o destino da mercadoria devolvida, pode ser chamado de logística reversa.

LEIA TAMBÉM

5 DICAS SOBRE COMO SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DE LOGÍSTICA DE SUA EMPRESA

RASTREABILIDADE EM TEMPO REAL: TECNOLOGIA PODE FAZER A DIFERENÇA NA LOGÍSTICA

 

Logística reversa: aprenda cada vez mais com essa situação

É óbvio que o principal o objetivo do seu e-commerce é evitar tal dor de cabeça. Afinal de contas, você trabalha para que seu cliente receba corretamente e sem atrasos. No entanto, isso pode ocorrer e é necessário que sua empresa esteja preparada para isso. Nesse momento, a logística reversa deve ser muito bem executada.

É muito importante que o lojista possa aprender um pouco mais a cada troca feita. Tudo isso será muito útil para que você possa entender o motivo das trocas e retornos e assim atuar para diminuir a frequência com que isso ocorre.

Quais são os benefícios da logística reversa?

A logística reversa é muito mais do que apenas infraestrutura. Ela pode ser uma forte estratégia para proporcionar bom atendimento pós-venda aos clientes que querem trocar ou devolver um produto. Disponibilizar uma logística reversa pode construir uma boa reputação junto ao cliente.

Ao precisar trocar ou devolver um produto, o consumidor espera bom atendimento da empresa pela qual ele optou no momento da compra. Sendo assim, se bem aplicada, a logística reversa dá a impressão de preocupação com os consumidores. Além disso, pode representar uma propaganda espontânea, quando os clientes indicam a empresa aos amigos por terem tido uma experiência positiva.

LEIA MAIS

CONHEÇA A iGO: ALTO NÍVEL DE SERVIÇO E CUSTO COMPETITIVO